Células ciliadas

A designação célula ciliada deriva de no seu pólo apical (placa cuticular), em contacto com a endolinfa, apresentar uma centena de esteriocílios em três fiadas de tamanhos diferentes. O restante da célula encontra-se envolvida por cortilinfa, muito semelhante à perilinfa (ver corte transversal). Esquematicamente, os dois tipos de células, células ciliadas internas (CCIs) e externas (CCEs), diferem pela forma do seu corpo celular (em gota para a CCI e cilíndrico para a CCE), assim como no arranjo dos estereocílios (em linha na CCI e em W na CCE).

Células ciliadas: generalidades

No Homem existem cerca de 3 500 CCIs e 12 500 CCEs, número ridículo quando comparado com os milhões de foto e/ou quimioreceptores. Por outro lado, as células ciliadas partilham com os neurónios a propriedade de não se dividirem após a diferenciação, o que quer dizer que o seu número definitivo é fixado muito cedo no desenvolvimento (10 semanas de gestação no homem), e que as células durante a vida não são substituidas.

Representação esquemática duma CCI e duma CCE

CCI

CCE

1. Núcleo, 2. Estereocílio, 3. Placa cuticular, 4. Neurónio tipo I (nervo auditivo), 5. Fibra eferente lateral, 6. Fibra eferente medial, 7. Neurónio de tipo II

Arranjo dos estereocílios (ligações)

L'organisation de stéréocils de la CCI est presque linéaire

M Lenoir

A organização dos estereocílios da CCI é quase linear

Les stéréocils de la CCE ont une organisation typique en "W"

M Lenoir

Os esteriocílios da CCE têm uma organização típica em “W”

Nos dois casos, são visíveis 3 fiadas de estereocílios de maior, de médio e de pequeno tamanho, implantados numa placa cuticular lisa e ligados entre si por ligações apicais e laterais. As superfícies das células vizinhas apresentam inúmeras microvilosidades.

Escala: 3 µm

cellule ciliée d'une cochlée de mammifère
En microscopie électronique à transmission, une densification membranaire

R Pujol

Cada célula ciliada da cóclea dos mamíferos é provida de uma centena de estereocílios organizados em 3 fiadas de tamanhos crescentes.

Vários tipos de ligações unem os estereocílios entre si: as ligações apicais (tip-links, ver imagem abaixo), directamente implicadas na mecano-transdução, e numerosas ligações laterais (transversais).

Ligação apical (seta vermelha) e lateral (seta azul) entre dois estereocílios (MET).

Transdução mecano-eléctrica

Os estereocílios das células sensoriais são o local de transdução mecano-eléctrica, isto é, de transformação da vibração sonora em mensagem nervosa interpretada pelo cérebro. O mecanismo celular é semelhante para os dois tipos celulares.

Arranjo dos estereocílios (ligações)

Ouverture des canaux de transduction et adaptation

Animação

A deslocação dos cílios em sentido externo (da estria vascular) abre os canais catiónicos deixando entrar o potássio (K+), que despolariza a célula ciliada.

O encerramento dos canais catiónicos faz-se antes do cílio retornar à sua posição original. Pensa-se que a extremidade superior da ligação apical (tip-link) se desloque inferiormente devido a um mecanismo activo ligado à entrada do cálcio e à activação duma miosina (Myo-ibeta) presente a este nível.

Este mecanismo de adaptação permite que os ciclos de estimulação se sucedam rapidamente.

Última atualização: 2016/19/09 12:43