Vias Auditivas

A exploração funcional das vias e centros da audição é realizada pelo registo dos potenciais evocados. No Homem, este registo é realizado através dum eléctrodo colocado sobre o crânio. Em animais de experiencia é também possível obter registos no interior ou sobre os diferentes núcleos da via auditiva.

Método de registo dos potenciais evocados auditivos (PEA)

Um elétrodo activo colocado sobre o crânio (vertex) permite registar os potenciais evocados do nervo auditivo e do tronco cerebral (potenciais precoces I a V), e os das estruturas auditivas superiores tálamo-corticais (potenciais tardios). Os potenciais precoces (PEA), de latência curta (<10 ms) são utilizados na clínica para testar as vias auditivas até ao colículo inferior. Veja o esquema abaixo para estabelecer a correspondência entre as diferentes ondas dos PEA e as estruturas implicadas.

Exemplo de registo de PEA: potenciais do nervo auditivo e do tronco cerebral

Potenciais evocados auditivos (PEA) precoces registados em resposta a estímulos de diferentes intensidades. Este tipo de registo constitui a um audiograma objectivo.

(adaptado de Legent)

Os potenciais são de pequena amplitude pelo que é necessário uma amostragem significativa (1000 a 2000 repetições) para serem extraidos do ruído de fundo.

Note a presença de 5 ondas bem individualizadas a 70dB. Diminuindo a intensidade, a latência aumenta e a amplitude das ondas diminui. O limiar eléctrofisiológico é definido pela intensidade minima que permite a obtenção duma onda V claramente identificável: aqui 20dB.

Esquema da correspondência entre as estruturas anatómicas da via auditiva e as diferentes ondas dos PEA

Schéma de référence des voies auditives
  • nervo auditivo = onda I
  • núcleos cocleares = onda II
  • complexo olivar superior = onda III
  • lemenisco lateral = onda IV
  • colículo inferior = onda V

Estas ondas constituem os PEA precoces. O tálamo (corpo geniculado medial) e o córtex auditivo (temporal) dão origem às ondas médias e tardias dos PEA (ondas P).

Última atualização: 2016/27/12 8:29